Conexão Itapuã - Revitalização da Orla e Marina de Itapuã e Praia dos Passarinhos



​O projeto foi batizado de CONEXÃO ITAPUÃ, em função do principal gesto da proposta que é conectar toda a área através de um percurso de pedestres e ciclovia. A proposta foi vencedora de um Concurso Nacional de Arquitetura que previa a revitalização da orla e marina da Praia de Itapuã e orla da Praia dos Passarinhos, no município de Viamão.

O percurso proposto integra-se de forma orgânica ao local, acompanhando com curvas leves e elegantes o perfil natural do terreno, os cursos d'água e a orla das praias. Ele inicia na Igreja Nossa Senhora dos Navegantes, passa pela nova edificação proposta para a Marina, pela orla da praia de Itapuã, cruza o Arroio Xambá em elevada sobre sua foz, e termina no final da Praia dos Passarinhos, com um píer.

Foram propostos equipamentos de infra-estrutura (pontos comerciais, sanitários, bicicletários e chuveirinhos), que são conjuntos de contêineres que ocorrem ao longo do percurso. Também um largo, um palco com arquibancada contemplativa para eventos, e também um grande deck que pode ser utilizado futuramente como atracadouro para o Catamarã. A Marina recebe uma nova edificação, com cobertura visitável que funciona como mirante para a paisagem.

Criou-se um mobiliário urbano exclusivo para a ​proposta, com bancos simples, bancos com bicicletário, lixeiras, floreiras, pontos de ônibus e quiosques e também totens/ painéis informativos.
Nova edificação da Marina e restaurante, cuja cobertura funciona como um mirante para a praia de Itapuã e Morro do Coco.
A proposta para a praça junto ao Arroio Itapuã, mantendo as muretas de pedra granito ponta grossa já existentes, onde os pescadores costumam amarrar suas embarcações. O projeto paisagístico integra o espaço com a praça da Igreja Nossa Senhora dos Navegantes e valoriza o percurso junto ao arroio.
O percurso amplia-se em uma área multiuso com uma pequena arquibancada, que pode ser ocupada por eventos comunitários.
O percurso finaliza na Praia dos Passarinhos com um píer que propicia visuais para o Parque de Itapuã. A imagem também mostra um dos equipamentos comerciais instalados em contêineres, com conjunto de sanitários e chuveirinhos.
 
O deck instalado sobre a foz do Arroio Xambá visa prevenir o assoreamento através de molhes, bem como funcionar como atracadouro para embarcações. O espaço prevê a futura instalação da Estação Hidroviária, para parada do Catamarã.



Sobre os molhes já existentes junto a foz do Arroio Itapuã, será instalado um percurso contemplativo.



Uma ponte para ciclistas e pedestres conecta as praias de Itapuã e dos Passarinhos.

Ficha Técnica: Projeto Conexão Itapuã (2016)
Local: Viamão, Rio Grande do Sul, Brasil
Autores: Arq. Carla Nunes Kaiser, Arq. Jorge Luís Stocker Jr., Arq. Karen Kussler e Arq. Luane Heinrich, Acadêmico Antônio Silveira.
Vencedor do Concurso Público Revitalização da Orla e Marina de Itapuã e Praia dos Passarinhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário