terça-feira, 12 de maio de 2015

Notícia no Jornal Canudos - tombamento de Hamburgo Velho

Hamburgo Velho será patrimônio de todos os brasileiros

 
Depois de mais de 40 anos de luta, iniciada pelo artista plástico Ernesto Frederico Scheffel e pela historiadora e pesquisadora Ângela Sperb, a notícia veio no domingo: o Centro Histórico de Hamburgo Velho será tombado como patrimônio histórico brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Mas a notícia não veio de qualquer forma. Foi a própria presidente da República, Dilma Rousseff, que ligou para o artista e informou.
Dilma salientou que cuidou pessoalmente do assunto, depois de conhecer o trabalho e a luta de Scheffel. Foi Carlos Araújo, ex-marido da presidente, que apresentou a autobiografia de Scheffel a Dilma, que também desejou melhoras ao artista, após saber que ele se recupera da mesma doença pela qual a líder da nação já passou: um câncer.
 (...)
Comunidade comemora 
Um dos grupos que mais comemorou o anúncio foi o Coletivo Consciência Coletiva, que realiza manifestações e intervenções artísticas na cidade buscando a preservação do patrimônio cultural da cidade. Jorge Stocker, membro do coletivo, comentou o assunto. “Recebemos a notícia com esperança, pois esperamos a efetivação do tombamento nacional desde 2009. O período de estudo de tombamento tem sido muito conturbado, e neste espaço de tempo muita coisa se perdeu, devido a falta de preparo do município para fazer a gestão do patrimônio. A atuação mais intensa do IPHAN em Novo Hamburgo é necessária para motivar o município a cumprir seu papel como agente de preservação. Hamburgo Velho teve um dos movimentos vanguardistas da sociedade civil em defesa do patrimônio cultural. Será muito positivo ver finalmente o poder público reconhecendo esse espaço já consagrado pela comunidade há décadas”, explicou Stocker.

Patrimônio perdido
Até 2009, Novo Hamburgo possuía um inventário de seu patrimônio histórico. Porém, naquele ano, ele foi retirado do plano diretor da cidade. Desde então, quase 50 prédios históricos já foram derrubados. Um desses patrimônios foi a Casa Koch, que também estava em estudo de tombamento nacional. Na foto, o Coletivo realiza um funeral simbólico da casa.

Fonte: http://reportagem5.wix.com/jornal-canudos#!Hamburgo-Velho-ser%C3%A1-patrim%C3%B4nio-de-todos-os-brasileiros/cjds/5551e3760cf21fee138327be

Nenhum comentário:

Postar um comentário