quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Livro destaca patrimônio cultural e histórico regional

 
Região - Uma obra literária apresenta as riquezas históricas e culturais de 14 municípios dos vales do Sinos, Serra e Paranhana. Idealizado pela Valorize Assessoria em Turismo, Cultura e Educação, o livro Patrimônio Cultural e Histórico: Uma Rede Viva!!! reúne textos e artigos que resgatam aspectos históricos do patrimônio cultural de cada município. 
A integração da rede colaborativa de valorização do patrimônio cultural ofereceu aos integrantes das prefeituras um curso em parceria com o Instituto Superior de Educação Ivoti - ISEI. Apresentações artísticas nos municípios envolvidos também integrou as diretrizes do projeto, que culminou com a produção do livro. Financiado pelo Pró-Cultura RS, a obra obteve recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) da Secretaria de Cultura do governo do Rio Grande do Sul. Através do site patrimonioredeviva.com.br é possível ter acesso a outros conteúdos elaborados pela Valorize e municípios.
Casas históricas de Campo Bom contextualizadas no livro
O contexto da preservação (ou da demolição) do patrimônio cultural de Campo Bom é apresentado por Jorge Luís Stocker (do coletivo Consciência Coletiva e da OSCIP Defender). Stocker resgata as ações que culminaram no primeiro levantamento do patrimônio cultural de Campo Bom e resgata o surgimento dos palacetes no estilo eclético na década de 1970. Na obra publicada no livro é apresentado que o município possuía 57 bens catalogados, mas hoje restam 38 imóveis. Entre eles está a Casa Wolf, na Av. Brasil.
Sapiranga apresenta história do Museu, Casa Johann e Morro Ferrabraz
Em artigo produzido por Ana Carolina Oliveira Fonseca, Juliana Cristina Feyh e Roberta Rothen é apresentado como a valorização e a preservação do patrimônio material e imaterial do Município ocorreu ao longo dos anos. Destaque para o momento em que o Morro Ferrabraz foi transformado em Patrimônio Natural, Cultural, Histórico e Turístico. A obra enaltece ainda a Casa Johann Schmidt, construída em 1845 (e que atualmente enfrenta problemas estruturais).
Nova Hartz aposta em projeto de educação patrimonial de jovens
Para manter viva a história do Município, o Museu Histórico de Nova Hartz desenvolve o Projeto de Educação Patrimonial "Você é feito de Histórias". Mais de 930 estudantes foram atendidos pela professora Vânia Priamo. O projeto é direcionado aos estudantes do quarto ano das escolas públicas. Para trabalhar a histórica do município, as crianças visitam locais de inquestionáveis valores culturais existentes na cidade. Uma gincana para resgatar os ensinamentos encerra o projeto anualmente. 

 Reproduzido do original disponível em http://www.jornalrepercussao.com.br/site/content/noticiadetalhe/?id=5418

Nenhum comentário:

Postar um comentário