quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Lançamento do livro - Patrimônio Rede Viva

Livro fortalece rede em prol do patrimônio da região
Projeto Patrimônio Cultural e Histórico: uma rede viva!!! teve mais uma ferramenta lançada com participação de 14 cidades
“Essa é mais uma ferramenta de valorização do trabalho realizado em prol do patrimônio da região”, falou a coordenadora geral da Valorize Assessoria em Turismo, Cultura e Educação, na noite de terça-feira, 9, quando foi lançado o livro “Patrimônio Cultural e Histórico: uma rede viva!!!, realizado pela Secretaria de Estado da Cultura e Valorize Assessoria, na Sala de Conferências do Instituto Superior de Educação Ivoti.

Com 40 páginas e 16 textos elaborados por dirigentes culturais e de turismo e profissionais de diversas áreas de 14 municípios, a obra apresenta a riqueza do patrimônio cultural da região, além de demonstrar a preocupação com a preservação de cada aspecto.

Foram entregues três livros, um para os autores e participantes do projeto e outro para o acervo do município. “O desafio é que o terceiro livro seja entregue para outra pessoa que deva participar desta rede criada neste ano a fim de darmos continuidade no movimento colaborativo”, propôs Cíntia.
Para a dirigente de turismo de Sapiranga, Roberta Rothen, o livro é um relato do que cada cidade faz. “Ele propicia um espaço de troca das iniciativas que cada um vem fazendo individualmente e em conjunto”, falou. A professora de Educação Artística do mesmo município, Juliana Feyh, destaca que esse é o primeiro passo para valorizar a história local e regional. “Aqui no município, houve uma série de tentativas de valorização da nossa história e do nosso patrimônio e que agora ganha mais uma ferramenta”.

Um dos parceiros da iniciativa foi o Isei e o diretor da instituição, Manfredo Wachs, destacou o livro como um importante registro da valorização da identidade regional. Ele falou que o projeto coincide com o lançamento do curso de graduação em História da instituição.
Também foram entregues os certificados aos participantes do projeto e apresentado vídeos com relatos e o intercâmbio de apresentações culturais ocorrido em 5 cidades ao longo do ano e que envolveu cerca de 5 mil pessoas. O grupo de Teatro Criarte, do Centro Municipal de Educação Dr. Décio Gomes Pereira, de Sapiranga, realizou uma performance teatral, ilustrando a integração cultural.

Com financiamento do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), o projeto iniciou em abril, integrando as iniciativas de Campo Bom, Dois Irmãos, Estância Velha, Ivoti, Lindolfo Collor, Morro Reuter, Nova Hartz, Nova Petrópolis, Novo Hamburgo, Parobé, Picada Café, Presidente Lucena, São Leopoldo e Sapiranga. Informações em contato@valorizeassessoria.com.br.




Nenhum comentário:

Postar um comentário