quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Ação em defesa da restauração do Salão Holler, Ivoti (RS)

Manifestantes estiveram no município domingo, 7, distribuindo panfletos exigindo a restauração imediata do Salão Holler, maior casa Enxaimel do Rio Grande do Sul, localizada na Av. Presidente Lucena. O ato público iniciou no Núcleo de Casas Enxaimel, onde integrantes da Defender falaram sobre a história da construção. “Esse ato foi no sentido educativo, buscando mostrar para a comunidade a importância da obra”, esclareceu o delegado regional da Defender, Cristiano de Brum. Depois, o grupo seguiu para o centro da cidade distribuindo panfletos e encerrou o manifesto colocando cartazes nas janelas do Salão Holler.


Entre os cartazes se destacam os seguintes dizeres: “Ivoti tem 36 casas enxaimel na área urbana, quantas precisam cair para valorizarmos nossa história?” e “Luto Ivoti. Mais uma construção centenária destruída com a autorização da Prefeitura. Junto destruíram parte de todos nós”.
Foto: Vanessa Pustai.
O prédio foi tombado como patrimônio histórico estadual em 2014, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae) e hoje pertence à Ivoti. Segundo o panfleto distribuído por representantes da Oscip Defender, as más condições do telhado exigem o restauro imediato, pois a falta de reparo pode causar a deterioração do interior, encarecendo ainda mais futuros reparos. “É preciso uma solução emergencial como a colocação de uma cobertura provisória, pois está chovendo para dentro e quanto maior for a espera, maior será o custo de restauro depois”, esclarece de Brum.
Resposta da Prefeitura – A Prefeitura postou uma nota de esclarecimento sobre o assunto na rede social da Administração. Eles alegam, entre outras coisas, que “em nenhum momento houve omissão da atual gestão sobre a preservação do Patrimônio Histórico”. Além disso a nota diz que considera legítima toda a forma de manifestação “desde que haja coerência e verdade no que se diz”.
Relevância Histórica
Cristiano de Brum é doutorando de história e explica que o Salão Holler não é relevante apenas do ponto de vista arquitetônico, mas também paisagístico, histórico e social. “A casa é uma referência para a comunidade e além de fazer parte da história de Ivoti, é a primeira casa nesse estilo tombada pelo Iphae no Estado, o que a torna relevante também para o Rio Grande do Sul”, destacou.
Demolição
Em junho de 2013 o Diário já havia feito matérias sobre o Salão Holler. Na época a casa estava em obras e as intervenções foram consideradas agressivas pela Oscip, que iniciou processo, junto ao Ministério Público. Em janeiro de 2014, a casa foi tombada como patrimônio histórico pelo Iphae.
Por Vanessa Pustai
Fonte: www.odiario.net

Obs: Participam da ação Alexandre Reis, Cristiano de Brum e Jorge Luís Stocker Jr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário