quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Segundo encontro do curso Patrimônio Rede Viva em Nova Hartz (RS)

Nova Hartz recebe cidades para projeto sobre Patrimônio Cultural e Histórico
O sentido de permanência no espaço e no tempo e a atribuição de valor a um bem, além de exemplos de edificações da região estão sendo tratados no encontro.





Nova Hartz – A gestão compartilhada foi assunto de encontro do projeto “Patrimônio Cultural e Histórico: uma rede viva!”. Profissionais de Novo Hamburgo, Campo Bom, Sapiranga, Nova Hartz e Parobé foram recebidos no Espaço Cultural da EMEF Pastor Wartenberg em Nova Hartz, na terça-feira, dia 26, na presença da diretora geral da Secretaria de Educação, Marta Campos Sanini, e da diretora do Museu Histórico de Nova Hartz, Vânia Avila Priamo.

Para a coordenadora geral, Cíntia Elisa Dhein, da Valorize Assessoria em Turismo, Cultura e Educação, os municípios estão preocupados em valorizar e promover seus espaços, bem como, em conhecer as experiências e promover a integração das ações. “Cada cidade possui uma proposta de trabalho e o projeto vai auxiliar a promover o intercâmbio, qualificando ainda mais as ações”, explicou.

Uma das questões levantadas pelo palestrante, o acadêmico de arquitetura Jorge Luís Stocker Jr., foi quanto à legislação e à metodologia no Brasil. Já se identificava Ouro Preto como patrimônio cultural brasileiro em 1934, antes mesmo da criação do Iphan, em 1937. Com a Constituição de 1988, o assunto foi ampliado com a participação de diferentes áreas interessadas no assunto. O sentido de permanência no espaço e no tempo e a atribuição de valores a um bem, além de exemplos de edificações da região foram tratados no encontro.

O município de Ivoti sediará o terceiro encontro, no dia 2 de setembro, envolvendo profissionais, estudantes, moradores e interessados de São Leopoldo, Estância Velha, Ivoti, Lindolfo Collor, Dois Irmãos. O encontro será no Instituto Superior de Educação Ivoti, na Rua Padre Ernesto Schlieper, 200. As inscrições continuam abertas. Mais informações pelo e-mail contato@valorizeassessoria.com.br.

SAIBA MAIS

Morro Reuter sediou encontro no dia 19, e Nova Hartz, no dia 26 de agosto. A sequência será realizada no dia 23 de setembro, abrangendo todos os inscritos. Todos os participantes receberão um certificado de participação.
O projeto Patrimônio Cultural e Histórico: uma rede viva! foi contemplado pelo concurso “Pró-Cultura RS FAC Processos Culturais Colaborativos” (edital SEDAC 07/2013) e é oportunizado pela Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Rio Grande do Sul, por meio de recursos do Fundo de Apoio à Cultura (Lei nº 12.490/10).

Próximos encontros presenciais:
02/09 - Cidade sede: Ivoti | Participantes: Dois Irmãos, São Leopoldo, Ivoti, Estância Velha e Lindolfo Collor
23/09 - Cidade sede: Ivoti: Participantes: todos os municípios envolvidos

Crédito: Sandra Hess/Divulgação Valorize Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário