domingo, 9 de março de 2014

Região Carbonífera se une para preservar o Patrimônio e divulgar a Cultura local

No dia 08 de março, as 14 horas foi realizado nas dependências do Museu Estadual do Carvão em Arroio dos Ratos (RS) um encontro com pessoas interessadas na preservação do patrimônio cultural e na divulgação da cultura da região carbonífera.


Participaram deste encontro 28 representantes das cidades de Arroio dos Ratos, Butiá, Charqueadas e Porto Alegre. A Defender, convidada para apresentar e divulgar suas ações na defesa do Patrimônio Cultural, estava representada pelos  delegados regionais do núcleo Defender Vale do Sinos – Alexandre Reis e  Jorge Luís Stocker Jr., e pelo presidente da Defender Telmo Padilha Cesar.

Encontro realizado nas dependências do Museu Estadual do Carvão

O produtivo encontro teve como resultado a fundação da Associação Cultural da Região Carbonífera do Rio Grande do Sul (ACRC RS) e a instalação de uma delegacia da Defender na região.

Os representantes do núcleo regional da Defender Vale do Sinos compartilharam um pouco de sua experiência na defesa do patrimônio cultural.

Os nove associados da Defender na Região Carbonífera elegeram o Professor Eder da Silva Silveira para representa-los como Delegado Regional. Também foi eleita a diretoria provisória da Associação Cultural da Região Carbonífera do Rio Grande do Sul (ACRC RS), tendo como presidente eleito o historiador Alexsandro Witkoski.

 
 
Sobre o Museu do Carvão – criado em local onde funcionou a primeira usina termoelétrica do país, de 1924 a 1956, tem como principal objetivo a preservação da história da exploração do carvão no Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário