sábado, 1 de março de 2014

Reuniões com Secretaria de Cultura e PGM de Novo Hamburgo (RS)



Com o intuito de discutir o andamento das demandas relativas a proteção do patrimônio cultural do município de Novo Hamburgo, os integrantes do Coletivo Consciência Coletiva e do núcleo regional da Defender Vale do Sinos, Alexandre Reis e Jorge Luís Stocker Jr. estiveram reunidos com representantes da Secretaria de Cultura e da Procuradoria Geral do Município (PGM) no dia 27/08.

A principal pauta discutida foi a proteção legal aos bens integrantes do inventário patrimônio cultural do município, bem como os instrumentos de transferência de índice construtivo. O inventário foi retirado do Plano Diretor em 2010, o que fragilizou a proteção dos imóveis – problema que vem sendo levantado pela Campanha SOS Patrimônio Cultural NH, através dos informativos distribuídos pela cidade. Segundo os representantes da Prefeitura Municipal, a resolução para este problema está em andamento, devendo ocorrer em breve uma revisão na legislação municipal.

Também discutiu-se a necessidade de preservação do conjunto vegetal do bairro Hamburgo Velho, cujo abaixo assinado será remetido em breve às autoridades.

Por fim, abordou-se a possibilidade de ingresso da Defender – Defesa Civil do Patrimônio Histórico na Comissão do Patrimônio Cultural e Natural de Novo Hamburgo, o colegiado responsável pelo estabelecimento de diretrizes para a preservação do patrimônio no município. “Este espaço na Comissão, que reivindicamos há algum tempo, seria essencial para que a sociedade civil em defesa do patrimônio cultural esteja representada” – comenta Alexandre. “Defendemos a criação de um Conselho Municipal, mas entendemos que durante este processo a Comissão precisa de um reforço” – completa Jorge.

Participaram da reunião representando a Prefeitura Municipal a subprocuradora da Procuradoria Geral do Município, Gabriela Piardi dos Santos, a Arquiteta da Secretaria de Cultura, Hannelore Tessmer e o Sociólogo Marcelo Guerguen, servidor também da Secretaria de Cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário