quarta-feira, 12 de março de 2014

A preservação do patrimônio cultural de Senador Salgado Filho (RS) foi tema de reunião no IPHAE



A preservação de um conjunto histórico localizado no município de Senador Salgado Filho (RS) foi tema de uma reunião na sede do IPHAE-RS na manhã do dia 12/03. Com a presença de Marcelo Martinelli, vice-Prefeito do município, Kelli Rocha Matter, primeira dama, Silvia Schwartz, diretora de Cultura, dos proprietários Waldir Graff e Gustavo Eduardo Sauter Graff e do delegado da Defender Jorge Luís Stocker Jr (representando a delegada regional Luciane Miranda, de Santa Rosa, que não pode estar presente); a comitiva foi recebida pela diretora do IPHAE-RS, Arqª. Miriam Sartori Rodrigues, e pela arquiteta Alice Regina Cardoso, técnica do Instituto.



O conjunto histórico em questão encontra-se praticamente no alinhamento de uma estrada que está sendo asfaltada pelo DAER. A preocupação dos proprietários é preservar o conjunto, com o cuidado de não inviabilizar a obra viária que é importante para a região. Como solução, os proprietários oferecem ao Estado, sem qualquer ônus, a área de terras adjacente para que a estrada passe a poucos metros adiante, resguardando os imóveis. Segundo eles, este deslocamento evitará duas curvas perigosas, a passagem em um terreno pantanoso, encurtará o tamanho da estrada e ainda garantirá a preservação dos imóveis históricos.

Na reunião, foi protocolado pelos proprietários e Prefeitura o pedido de tombamento Estadual do conjunto, que será analisado pela equipe técnica do IPHAE. Foi sugerido pela diretora do IPHAE que, de qualquer forma, o município efetive enquanto isso o tombamento municipal dos imóveis, reconhecendo oficialmente sua importância. Solicitou-se, na reunião, que o IPHAE-RS também manifeste-se junto ao DAER no sentido de que seja revisto o traçado neste pequeno trecho de forma a resguardar os bens históricos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário