quinta-feira, 25 de julho de 2013

Pré-Fórum Setorial de Patrimônio Cultural de Novo Hamburgo reúne-se pela primeira vez

Na noite de terça (23/07) foi articulado o primeiro encontro do grupo de pré-organização do Fórum Setorial de Patrimônio Cultural de Novo Hamburgo. A reunião aconteceu na sede do Coletivo Consciência Coletiva - o ateliê do artista plástico Alexandre Reis, em Hamburgo Velho.

O convite foi estendido à todas as entidades e cidadãos envolvidos no setor através das redes sociais e do site da Defender e Coletivo.

A primeira reunião teve como proposta consolidar presencialmente o grupo de pré-organização para o Fórum Setorial, discutindo o patrimônio cultural do município na perspectiva do Sistema  Nacional e do futuro Sistema Municipal de Cultura. O grupo tem por desafio amadurecer as pautas do setor e incentivar a mobilização da sociedade civil antes mesmo da implantação do Sistema Municipal de Cultura e da implantação oficial do Fórum Setorial.

A pauta foi acordada no início da reunião entre os participantes. Discutiu-se a questão da mobilidade urbana x patrimônio cultural, projetos de revitalização do bairro Hamburgo Velho, Inventário do Patrimônio Cultural, o futuro Conselho de Patrimônio Cultural e a proteção e estruturação dos acervos documentais e artísticos do município. Entre os pontos abordados, estiveram a importância da convocação de Concursos Públicos de Projetos de Arquitetura, a necessidade de identificação dos espaços públicos de cultura e dos prédios históricos inventariados, a carência de pesquisa e publicações qualificadas a respeito da história, memória e patrimônio cultural do município e a necessidade de maior cuidado nas intervenções em prédios e na paisagem de toda a cidade, em especial do centro histórico.

Foram definidos alguns desdobramentos práticos para a discussão. Um deles é o encaminhamento de solicitações ao IPHAN, IPHAE e Prefeitura Municipal no sentido do estabelecimento de diretrizes de intervenções no centro histórico, tombamento de sítio histórico, etc. Também defendeu-se a importância da elaboração de um Plano Cicloviário que contemple a mobilidade entre atrativos culturais, a ser demandada pelas entidades futuramente junto ao SMDU e Concidade.

Ficou acordada uma próxima reunião para o mês Agosto, sendo sugerida para a pauta principal o inventário de patrimônio cultural material do município. O grupo de pré-organização do Fórum Setorial de Patrimônio Cultural de Novo Hamburgo é uma iniciativa independente da sociedade civil e já conta com mais de 40 participantes. A participação é aberta a todos os interessados na preservação e valorização do patrimônio cultural em todas suas manifestações. Mais informações podem ser obtidas no grupo do Facebook Pré-organização-Fórum Setorial de Patrimônio Cultural de Novo Hamburgo-PMC

Nenhum comentário:

Postar um comentário