quarta-feira, 16 de maio de 2012

Ação emergencial: Demolição em Nova Hartz

Aproxima-se de um desfecho o caso de demolição ilegal de um bem histórico no centro da cidade de Nova Hartz (RS). A residência foi inteiramente demolida em poucas horas por uma retroescavadeira no final de dezembro de 2011.




Após receber a notícia da demolição, o representante do grupo regional da Defender Vale do Sinos Jorge Luís Stocker Jr.  formalizou uma denúncia na promotoria do Ministério Público. “Os bens inventariados de Nova Hartz estão pontualmente mapeados no Plano Diretor, ou seja, são de interesse público reconhecido. Sabendo deste respaldo, buscamos o Ministério Público para que acompanhasse de perto a resolução deste caso.” – Explica Jorge. Segundo ele, “a eventual impunidade poderia gerar a desmoralização do Plano Diretor e do inventário, provocando demolições ainda mais graves no patrimônio cultural deste município.”.

A promotoria de justiça de Sapiranga informou que, sob sua concordância, a Prefeitura Municipal de Nova Hartz está formulando um Termo de Compromisso junto ao proprietário da residência demolida.  Neste documento o proprietário reconhece ter tomado uma atitude precipitada e se dispõe a financiar integralmente os custos da restauração de outro bem histórico inventariado da cidade, a ser apontado pelo poder público através do Conselho constituído, e com a fiscalização do corpo técnico da Prefeitura Municipal.

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Encontro de defesa do patrimônio cultural em Esteio (RS)

Na tarde do último sábado (05/05), a sociedade de Esteio (RS) teve a oportunidade de discutir problemas enfrentados e soluções possíveis para a manutenção do seu patrimônio histórico. O encontro aconteceu em espaço cedido no centro cultural da cidade.

A iniciativa foi da esteiense Janice Fagundes da Rosa, que participou do primeiro encontro regional promovido pelo grupo Defesa do Patrimônio Cultural do Vale do Sinos no mês de março em Hamburgo Velho. Nesta ocasião, Janice levou alguns problemas enfrentados na sua cidade, sendo o principal deles a degradação do antigo Seminário Claretiano, bem tombado e pertencente a municipalidade. Nesta ocasião concluiu-se a necessidade de um encontro de discussão específico para a cidade.

Inicialmente o esteiense Guilherme Dahmer apresentou um breve histórico da organização civil em relação ao patrimônio cultural na cidade, apresentando a atuação desenvolvida junto a associações de bairros e o movimento “Esteio tem história”. Em seguida, o delegado do núcleo do Vale do Sinos da Defender, Jorge Luís Stocker Jr. apresentou algumas possibilidades e soluções possíveis para a problemática da preservação.




A necessidade de organização da sociedade civil para a cobrança de atitudes em relação ao patrimônio histórico da cidade pautou as discussões do encontro, principalmente no que diz respeito a ações que visem a restauração do Seminário Claretiano, por sua importância simbólica para a identidade de Esteio. Além disso, abordou-se a necessidade de um inventário de patrimônio cultural na cidade, o potencial do Plano Diretor neste processo, a necessidade de criação de dispositivos para a preservação e ações civis que visem a valorização do que ainda existe.

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Lançamento do projeto Preserve Campo Bom

O blog Die Zeit tem o prazer de apresentar um novo projeto: o blog Preserve Campo Bom.




http://preservecampobom.blogspot.com.br/


O Preserve Campo Bom é um projeto que tem como propósito pesquisar e conhecer um pouco mais do patrimônio histórico, cultural e ambiental da cidade de Campo Bom, difundindo informações para promover a valorização do legado cultural daquele município. Acompanhe!

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Encontro discutirá patrimônio cultural de Rolante (RS)


Crédito da imagem: Ralph Flesch / Acervo do grupo Amigos de Rolante

No próximo sábado, dia 02/05, os moradores de Rolante (RS) terão uma oportunidade inédita de discutir a cidade e o seu patrimônio cultural. A iniciativa é de alguns membros do grupo de Facebook "Amigos de Rolante", que congrega mais de 700 membros na rede social.

Para Nelio Schmidt, rolantense de nascimento e participante do grupo, "o encontro pode ser o início de um resgate efetivo da memória e do patrimônio cultural da cidade". A moradora Mara Sarquiz frisa que "Rolante precisa de uma legislação, pois não tem hoje nem mesmo Plano Diretor. Devido a isto muito do patrimônio da cidade já se perdeu ou está descaracterizado." e complementa: "Tenho um certo saudosismo de Rolante da minha infância, e acredito que está na hora da população dar-se conta de que é importante preservar o que resta. Muitos tem medo de tombamento e desconhecem outras formas de preservação".

Jorge Luís Stocker Jr., representantes do núcleo Defender Vale do Sinos, estará participando da discussão, levando exemplos de possibilidades de atuação da sociedade civil. O encontro é livre e aberto a todos os interessados, e acontecerá a partir das 16h00 na sede da Sociedade Carlos Gomes, situada na Rua Carlos Huff esquina Pedro Schneider, em Rolante (RS).