sexta-feira, 23 de março de 2012

Reunião com representantes do poder público em Novo Hamburgo

Na manhã desta sexta-feira, dia 23 de março, representantes do grupo de Defesa do Patrimônio Cultural do Vale dos Sinos reuniram-se com a secretária de cultura de Novo Hamburgo. A reunião teve como objetivo levar à municipalidade as demandas discutidas no encontro aberto do dia 03 de março, realizada em Hamburgo Velho pela mesma entidade, estabelecendo diálogo entre sociedade civil e poder público.
Estiveram presentes os delegados regionais Jorge Luís Stocker Júnior e Alexandre Reis, trazendo os questionamentos para a secretaria de cultura Anita Lucas de Oliveira, que esteve acompanhada da Arq. Hannelore Roeben Tessmer e da Arq. Rosaura Giordano, coordenadora dos projetos de revitalização de Hamburgo Velho.

A principal pauta da discussão foi a situação crítica de Novo Hamburgo, com a apresentação do flagrante desrespeito ao atual inventário do patrimônio histórico do município. Os delegados da Defender apresentaram dezenas de casos recentes de demolições de prédios de inegável valor cultural. A informação é de que existe um novo inventário em andamento para o Centro Histórico, Corredor Cultural e parte do centro da cidade, integrante dos projetos de revitalização. Apresentou-se a sugestão de que a Prefeitura celebre urgentemente um convênio com o IPHAE-RS, para o levantamento do patrimônio cultural dos demais bairros da cidade, trazendo o conhecimento técnico daquele órgão para garantir que haja uma seleção coerente e que não sejam descartados mais bens históricos importantes.

Também abordou-se a necessidade de readequação da legislação municipal, caso sejam de fato efetivados os inventários com balizamento do IPHAN já em andamento e IPHAE, conforme sugerido pela entidade. Trazendo assim alternativas para os proprietários das edificações através de financiamentos, fundos municipais e outros tipos de projetos, além de necessidade de revisão do Plano Diretor para que haja criação de demanda para a venda de índice. Verificou-se que o Plano Diretor é hoje extremamente permissivo, sendo improvável a possibilidade de que as construtoras necessitem adquirir índice construtivo dos proprietários de bens históricos, inviabilizando a aplicação deste recurso regulamentado pelo Estatuto das Cidades.

Em resposta aos apelos da entidade em relação ao perigo eminente de colapso do antigo Evangelisches Stift de Hamburgo Velho, tombado e de propriedade do município, a Arq. Rosaura Giordano garantiu que a verba para a restauração já está aprovada, faltando apenas os trâmites para contratação da empresa que irá executar as obras. Devido a isso ainda não há definição de data para o início das obras recuperativas.

Por fim, o grupo sugeriu que a municipalidade aproveite que já existe cadastro das escolas do município no programa federal Mais educação, e incentivem a escola a adotar o programa de educação patrimonial disponibilizado pelo MEC e IPHAN, em que os alunos tem a possibilidade de realizar inventários de seus próprios bairros, criando uma geração mais sensibilizada com a importância do patrimônio cultural.
A secretaria Anita comprometeu-se a levar as sugestões e as demandas apresentadas pelos representantes para o sr. Prefeito Municipal Tarcísio Zimmermann, que deverá ser convidado em breve a respondê-las.

segunda-feira, 12 de março de 2012

Ação emergencial - Clube Concórdia Santa Rosa (RS)


 

O início da demolição da parte vendida do Clube Concórdia ocorreu na manhã deste sábado (10). Integrantes do Conselho Municipal de Cultura, presidido pela artista Luciane Miranda, se deslocaram até o local para tentar que as obras de demolição fossem paralisadas. 

No dia 12/03; integrantes da OSCIP Defender estiveram na cidade, ajudando o grupo a reunir elementos. Foi solicitada a abertura do processo de tombamento junto ao IPHAE. O IPHAE, recebendo a documentação, emitiu ainda na manhã de segunda-feira o Tombamento Provisório pelo Estado do Rio Grande do Sul. Então, a partir desta segunda-feira (12), toda e qualquer modificação no Clube precisa passar e ser autorizado pelo IPHAE, não apenas pelo município.

 
 




domingo, 4 de março de 2012

Encontro “Futuro da Memória Histórica e Legado Arquitetônico no Vale do Sinos”




Aconteceu na tarde deste sábado, 03 de março, o encontro “Futuro da Memória Histórica e Legado Arquitetônico no Vale do Sinos”. A iniciativa teve a participação de 21cidadãos de diversos municípios: Novo Hamburgo, Esteio, Porto Alegre, Picada Café, São Leopoldo, Ivoti, Campo Bom, Cachoeira do Sul e Taquara.

O interesse pelo tema surpreendeu os organizadores, atraindo estudantes e profissionais das áreas de História, Arquitetura, Artes, Genealogia além de profissionais que ocupam funções ligadas ao tema na Prefeitura de Novo Hamburgo.
Entre os vários assuntos abordados, destacou-se a manifestada preocupação de todos com o destino de cemitérios históricos da região, que estão em processo de arruinamento ou destruição a exemplo do que acontece em outras partes do Estado, incluindo a capital Porto Alegre. Os cemitérios são importantes fontes primárias em pesquisas documentais, históricas, artísticas  e genealógicas ou pelo aspecto paisagístico, assemelhando-se a parques, sendo citado como exemplo o cemitério de Hamburgo Velho. É unânime a necessidade de sua valoração, proteção e o reconhecimento de sua importância a ponto de serem incluídos em tombamentos ou inventários.

Os participantes apresentaram também preocupação com os bens de valor histórico e arquitetônico em áreas urbanas e rurais em municípios onde não estão situados em conjuntos históricos ou entornos protegidos. A dificuldade em determinar a preservação de edificações históricas isoladas frente a especulação imobiliária foi reforçada por muitos presentes, tendo sido pontuados os casos de São Leopoldo, Ivoti, Novo Hamburgo e Campo Bom.

Foi apresentado o caso do Seminário Claretiano de Esteio, frisando-se a importância de um dos únicos bens históricos daquela cidade e que hoje encontra-se em acelerada degradação, apesar de ser uma propriedade pública tombada. Decidiu-se pela realização de um encontro de debates com a sociedade de Esteio para buscar soluções a esse caso. Concluiu-se a necessidade urgente de projetos de educação patrimonial que atinjam a sociedade, ainda que pontuais, já que sua implantação nos currículos escolares é um fato distante. Debateu-se a necessidade da ampliação do diálogo com diferentes os setores e lideranças da sociedade, incluindo a sensibilização dos grupos existentes e já atuantes, além de buscar o apoio dos meios de comunicação.

Sugeriu-se o fortalecimento da movimentação social. Representantes da Defender estiveram presentes, disponibilizando a entidade para servir de suporte para organização e capilarização das atividades; dando embasamento também para o posicionamento preservacionista das comissões e conselhos de patrimônio, que hoje tem dificuldade em determinar a preservação dos bens históricos. Alguns participantes disponibilizaram-se para exercer o papel de delegado regional da Defender em suas cidades.

Também foi ressaltada a importância da solicitação de tombamento  ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do RS – IPHAE, ampliando a interatividade com essa instituição.
Os cidadãos de Novo Hamburgo presentes manifestaram preocupação com o futuro do bairro Hamburgo Velho, pois já participaram de audiências públicas relativas a revitalização do bairro e relataram investimentos que fizeram contando com a concretização dos projetos apresentados pela municipalidade. Frisou-se a urgência do caso do Lar da Menina / Antigo Evangelisches Stift, atualmente em ruínas, cujo projeto apresentado nas audiências contemplava sua restauração.

 Os presentes decidiram pela convocação do Sr. Prefeito Municipal para que este tenha a oportunidade de acolher as dúvidas e prestar esclarecimentos pessoalmente, o representante do Movimento Roessler comprometeu-se a colaborar na iniciativa.
Agradecimentos especiais: Jornal NH e TV Feevale