quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Casa Vidal e Palácio Coronel Diniz Martins Rangel são tombados provisoriamente

Durante uma reunião ocorrida em Taquara, na última quinta-feira (16), os prédios da antiga Casa Vidal e do Palácio Municipal Coronel Diniz Martins Rangel, foram tombados provisoriamente. O ato de tombamento, que contou com a participação do prefeito de Taquara, Délcio Hugentobler, do Conselho Municipal de Cultura e da Defender, visa reconhecer o valor cultural dos dois prédios - transformando-os em patrimônio oficial.

Segundo prédio de alvenaria construído em Taquara, e o mais antigo ainda existente, o imóvel onde funcionava a antiga Casa Vidal foi erguido em 1882, pelo Coronel Jorge Fleck - que governou o município durante curto tempo da época da Proclamação da República. A casa de tecidos e ferragens que funcionou no local, pertencente a José Júlio Muller, serviu como referência comercial aos viajantes da época.



 O Palácio Municipal Coronel Diniz Martins Rangel, que leva o nome do responsável por sua construção, em 1908, abrigava diversas funções na época de sua inauguração. No primeiro andar localizava-se a Administração Municipal, Gabinete do Prefeito, tesouraria e os arquivos; no segundo encontrava-se o Fórum e os cartórios; e no térreo estavam instalados os destacamentos da Polícia Municipal e da Brigada Militar, além da Delegacia de Polícia e Junta de Serviço Militar.

FONTE: Portal TCA

Nenhum comentário:

Postar um comentário