quinta-feira, 10 de maio de 2012

Encontro de defesa do patrimônio cultural em Esteio (RS)

Na tarde do último sábado (05/05), a sociedade de Esteio (RS) teve a oportunidade de discutir problemas enfrentados e soluções possíveis para a manutenção do seu patrimônio histórico. O encontro aconteceu em espaço cedido no centro cultural da cidade.

A iniciativa foi da esteiense Janice Fagundes da Rosa, que participou do primeiro encontro regional promovido pelo grupo Defesa do Patrimônio Cultural do Vale do Sinos no mês de março em Hamburgo Velho. Nesta ocasião, Janice levou alguns problemas enfrentados na sua cidade, sendo o principal deles a degradação do antigo Seminário Claretiano, bem tombado e pertencente a municipalidade. Nesta ocasião concluiu-se a necessidade de um encontro de discussão específico para a cidade.

Inicialmente o esteiense Guilherme Dahmer apresentou um breve histórico da organização civil em relação ao patrimônio cultural na cidade, apresentando a atuação desenvolvida junto a associações de bairros e o movimento “Esteio tem história”. Em seguida, o delegado do núcleo do Vale do Sinos da Defender, Jorge Luís Stocker Jr. apresentou algumas possibilidades e soluções possíveis para a problemática da preservação.




A necessidade de organização da sociedade civil para a cobrança de atitudes em relação ao patrimônio histórico da cidade pautou as discussões do encontro, principalmente no que diz respeito a ações que visem a restauração do Seminário Claretiano, por sua importância simbólica para a identidade de Esteio. Além disso, abordou-se a necessidade de um inventário de patrimônio cultural na cidade, o potencial do Plano Diretor neste processo, a necessidade de criação de dispositivos para a preservação e ações civis que visem a valorização do que ainda existe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário