segunda-feira, 1 de outubro de 2007

I Fórum Pró Patrimônio Cultural de Novo Hamburgo - ASAEC-Feevale



I FÓRUM PRÓ-PATRIMÔNIO CULTURAL DE NOVO HAMBURGO


Período: 28 e 29 de setembro de 2007
Horário: 8h30 às 12 h e das 13h30 às 17h10, na sexta-feira, dia 28/09, e das 08h30 às 12h, no sábado, dia 29/09.
Local: Auditório do Prédio Azul do Centro Universitário Feevale-Campus 2


          O Fórum teve sua abertura com a apresentação do Prof. Ms. Maturino Salvador Santos da Luz, que teve como tema "Patrimônio Cultural: Desafios para a gestão sustentável". O palestrante apresentou diversos exemplares de arquitetura moderna e contemporânea que convivem harmoniosamente com a arquitetura histórica, ressaltando a importância da preservação das construções autênticas, e o combate às réplicas e construções que imitem as formas históricas.

Patrimônio Edificado de Novo Hamburgo

          Em sua apresentação, a Ms. Arlete Erbert discorreu sobre a "Legislação Municipal sobre Patrimônio Edificado: limites e possibilidades", expondo a situação atual do Patrimônio edificado no Município de Novo Hamburgo e os dispositivos existentes para sua proteção. Citou ainda os imóveis recentemente tombados com seu histórico, bem como as edificações e áreas em que há grande interesse na preservação.
          Já na parte da tarde, apresentou-se o Prof. Dr. Luiz Fernando Rhoden, com "Aspectos Históricos da Legislação de proteção e da intervenção em bens culturais", em que expôs conceitos teóricos sobre a preservação e restauração do patrimônio histórico. Citou as legislações e convenções existentes para a preservação e convivência pacífica com o turismo cultural.
          Finalizando o primeiro dia do Fórum, a Esp. Ana Paula Baars apresentou "Sistema de Preservação do patrimônio Edificado na Cidade de Curitiba", quando, após um breve histórico do Município, expôs a situação atual, e os dispositivos legais que permitem a preservação das edificações históricas ainda existentes, como a transferência de potencial construtivo, entre outros.

Experiências Positivas dos Municípios

          No segundo e último dia do fórum, apresentaram-se representantes do Município de Pelotas, que expuseram os resultados positivos obtidos através do desenvolvimento de um software para a catalogação e mapeamento dos prédios históricos inventariados. Também expuseram os conceitos de "níveis de preservação", varíaveis de acordo com o estado em que o prédio se encontra. Apresentou ainda as metas do Município, que convergem principalmente para a educação patrimonial.
          Após, o arquiteto Pedro Bühler apresentou um relato a respeito da trajetória de mobilização da comunidade de Montenegro pela restauração da antiga Estação férrea da cidade.           A apresentação alertava para a importância de não deixar de lutar: "Não devemos desistir facilmente dos nossos objetivos pela preservação do patrimônio, nossa luta demandou mais de 20 anos de mobilizações e tentativas". Muitas festas populares envolvendo a comunidade foram feitas em favor da preservação da estação.
          O Município de Ivoti, através da Secretária de cultura e historiadora Gabriela Dilly. apresentou o trabalho que vem sendo desenvolvido no Município, que envolve valorização, restauração do patrimônio edificado e educação patrimonial, sendo porém frisado que ainda há muito por fazer.
          Após, Flávio Luiz Seibt, numa apresentação divertida e informal, apresentou a trajetória de sucessos do Museu de Venâncio Aires – “O museu de Muitos Donos” como é conhecido, em que graças a mobilização rápida da comunidade, superou-se grandes desafios na aquisição de prédio histórico para abrigar um museu comunitário, sem nenhum auxílio da Administração Municipal.

Objetivos Alcançados

          O Fórum finalizou-se, então, renovando os ânimos e trazendo para a região diversas idéias em prol da preservação do Patrimônio Edificado. Foi, portanto, um sucesso, pela importante troca de experiências ocorrida e pelos resultados que certamente se manifestarão através da ação de seus participantes.

Patrocinadores,Parceiros e Apoiadores do I Fórum Pró-Patrimônio Cultural

ASAEC
CREA
Feevale
Tinta &cor
Profª e historiadora Liene Schütz
IBetec
Jornal NH
Maquetes do Sr Iteno da Silva
Restaurarte

Municípios participantes

Além de Novo Hamburgo haviam representantes dos municípios de Canela, Ivoti, Montenegro, Venâncio Aires, Pelotas, Rolante, Riozinho, Porto Alegre, Antônio Prado, Canoas, Curitiba, São Leopoldo e Campo Bom.

Número de participantes – 50 pessoas entre arquitetos, engenheiros civis, gestores públicos, administração Municipal, estudantes de arquitetura e história de Universidades, associação- Moradores de Hamburgo Velho e simpatizantes pelo assunto.


Comissão Organizadora do Fórum:

Arq. Andréa Schütz (Secretária Administrativa/ ASAEC-NH); Maristela Schmidt (Coordenadora de Cultura / ASAEC-NH); Jorge Luís Stocker Jr. (Estagiário/ ASAEC-NH); Alexandre Moraes (associado ASAEC/NH); Leandro Manenti (Feevale); Fernando Rohden (Feevale); Suzana Vielitz de Oliveira (Feevale)

Nenhum comentário:

Postar um comentário